postado em 26/03/2020

7 dicas para trabalhar com plataformas aéreas

Leia mais o conteúdo completo...
As Plataformas Aéreas são equipamentos extremamente úteis para alcançar locais de difícil acesso para trabalhos como montagem industrial, manutenção e construção. Em muitas empresas são necessários treinamento e autorização adequados para operar esse tipo de equipamento, onde diversas precauções de segurança precisam ser tomadas para que sua operação ocorra sem problemas. Se você ou sua empresa precisará trabalhar com plataformas aéreas em um futuro próximo, aqui estão sete dicas para trabalhar com segurança com estes versáteis equipamentos:


1. Esteja atento às interferências ao seu redor


Seja operando a plataforma ou trabalhando nas proximidades, os funcionários envolvidos na execução de uma tarefa devem prestar atenção para evitar acidentes. Assim como dirigir um caminhão ou um carro, operar uma Plataforma Aérea requer atenção ao que está acontecendo ao seu redor. Por exemplo, se estiver operando uma plataforma nas proximidades de linhas elétricas, é preciso estar ciente da localização dessas linhas e tomar muito cuidado para evitar eletrocussão.


2. Não sobrecarregue a plataforma


A maioria das plataformas está equipada com sensores que acusam o excesso de peso, e não se elevarão caso o limite de segurança seja excedido. Se não houver sensor de excesso de peso, a sobrecarga pode fazer com que a plataforma tombe. É preciso estar atento a esse limite de carga (geralmente o peso de duas pessoas + ferramentas) para que a tarefa seja realizada com segurança, mesmo que isso signifique algumas viagens extras para a realização do trabalho.


3. Verifique se a plataforma está devidamente inspecionada


A inspeção do equipamento é parte do trabalho do operador da plataforma, e deve ser realizada sempre que a plataforma for utilizada, antes do início do trabalho. Se você está autorizado a inspecionar a máquina, verifique se todas as peças estão funcionando corretamente e se o equipamento tem energia suficiente antes de ser usado. Além disso, verifique se há eventuais vazamentos de fluidos, e lide com eles de acordo com o descrito no manual de operação. Se a plataforma não for adequadamente inspecionada, poderá ocorrer um mau funcionamento. Todas as plataformas aéreas estão equipadas com um botão de parada de emergência, ele pode ser útil para evitar acidentes causados ​​por mau funcionamento ou operação incorreta.


4. Use um cinto de segurança


Para evitar cair da plataforma, use um cinto de segurança que esteja de acordo com as normas de segurança vigentes, e prenda-o ao ponto de ancoragem adequado no trilho de proteção (guarda-corpo) do cesto da plataforma. O trilho de proteção foi projetado para mantê-lo dentro do cesto de operação do equipamento, mas em caso de ventos fortes ou mau funcionamento da plataforma, usar um cinto pode salvar sua vida.


5. Não use controles de solo se outra pessoa estiver operando a plataforma


Todas as plataformas aéreas têm dois quadros de comando de funções: um está localizado na base do equipamento, e o outro no cesto da plataforma. A menos que haja uma emergência ou que os controles do ocupante não estejam funcionando, sempre permita ao operador o controle total da plataforma. Tentar usar dois controles diferentes ao mesmo tempo pode levar ao mau funcionamento da máquina ou eventual acidente.


6. Preste atenção nos objetos que caem


Se você estiver trabalhando abaixo da plataforma, esteja sempre atento a objetos (incluindo ferramentas, equipamentos e detritos) que podem cair do cesto de operação no chão. Ouça todos os avisos do operador e reaja rapidamente a qualquer sinal de perigo ou aviso para evitar ser atingido caso você estiver na trajetória do objeto. Busque sempre que possível delimitar e sinalizar o local onde a plataforma estiver em operação


7. Não se apoie nos trilhos do guarda-corpo


Mesmo se você estiver usando um cinto, ainda poderá cair para o lado de fora do cesto se estiver inclinado ou pendurado nos trilhos de proteção do guarda-corpo. Caso não consiga alcançar algo, ajuste a posição e a altura da plataforma de acordo com sua necessidade. (Isso também significa que você não deve usar escadas ou qualquer outra coisa para obter altura extra).

 

 

Consultoria e Treinamento


As condições e exigências para trabalhar em canteiros de obras têm evoluído e aumentado significativamente nos últimos anos. Junto dessas exigências, vários requisitos de segurança para a operação de plataformas aéreas têm se mostrado necessários, e é muito importante estar em conformidade com as novas regras e normas para garantir a prevenção adequada e a segurança contínua em seu local de trabalho. Pensando dessa forma a Andaimes Modular acumulou anos de experiência no segmento de locação de Plataformas Aéreas, e está apta a oferecer programas de treinamento e consultoria no local. Entre em contato conosco hoje para descobrir como podemos ajudá-lo a operar plataformas aéreas com o máximo de segurança possível.


Aqui na Andaimes Modular temos a plataforma aérea certa para sua obra! Entre em contato agora pelos telefones - (14) 3453-1414 | (14) 99172-4445
Contato
Avenida República, 2219 - Bairro Mariana
CEP 17510-402 | Marília/SP
(14) 3453-1414 | (14) 99172-4445
0800-772-3262
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade.
Desenvolvido por

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.